O que é a prototipação?
Para iniciar a discussão, vamos definir o que significa um protótipo:
Protótipo = Prótos (primeiro) + Typos (tipo), ou seja, seria o primeiro modelo do produto final.
E justamente por ser um modelo do produto final é que você deve testá-lo com pessoas que não estão relacionadas com o desenvolvimento da ideia. São elas que poderão enxergar detalhes que a equipe não percebeu antes.
Da mesma forma com a priorização, é necessário levar em consideração os recursos escassos que temos, como tempo e dinheiro.
Qual a importância dessa etapa?
A chance de fracasso aumenta se você não fizer a prototipação, porque será lançado um produto que não teve validação prática do público, o que é um risco.
Caso dê errado, será demandado mais tempo e dinheiro, que poderiam estar sendo aplicados de outra forma, já para levar o produto correto para mais pessoas.
Portanto, a ideia da prototipação é errar rápido, para acertar rápido..
Qual o objetivo da prototipação?
O objetivo da prototipação não é o artefato, mas sim o feedback. Faz sentido, certo? Afinal, você está fazendo um produto/serviço para um público. Você precisa saber o que ele está achando da ideia.
Vantagens do processo de prototipação
- Economia de tempo
- Feedbacks
- Oportunidades de melhora
- Como os potenciais usuários interagem com o produto
- Pivotar (mudar o sentido em que estava indo) antes de iniciar o
- desenvolvimento
- Validar a proposta de valor
- Testar as metodologias de desenvolvimento
Para se aprofundar mais…
A revista de Design de interação, The Human-Computer Interaction Handbook, publicou um artigo denominado “What do Prototypes Prototype?”, ou seja, “O que os protótipos prototipam?”, em que buscou estabeleceu um modelo que corresponde a aspectos
importantes no design de um artefato interativo. Para acessar o artigo completo, clique aqui.
O que os protótipos prototipam?
O esquema apresenta as 4 dimensões de validação de um protótipo:
- Função
- Implementação
- Look and Feel
- Integração de todos os anteriores
O triângulo é torto para representar a igual importância entre as áreas.
Para o MVP, é importante buscar validar essas dimensões.
Porém, é possível fazer protótipos que apenas testem uma, duas ou todas as dimensões.
Protótipos que visam validar a Função, investigam a usabilidade do produto; a Implementação, questões técnicas e viabilidade de desenvolvimento; Look and Feel, a experiência do usuário com a interface do produto; a Integração, a utilidade, design e viabilidade.
Tipos de ferramentas para a prototipação:
As ferramentas irão variar de acordo com o tempo, dinheiro e propósito que se quer testar, mas algumas ferramentas são:
- Papel, post-it e material de papelaria
Storyboards e Crazy 8’s já funcionam como protótipos de papel
- Técnicas de simulação ou Roleplaying
Validação de serviços com a representação dos processos
Representação pelas próprias pessoas do time
Dramatização
- Softwares para design gráficos e animações
Produção de wireframes de alta fidelidade
- Software de Design de interface
Protótipos navegáveis, compartilhamento de trabalho
Testes de usabilidade
Classificação dos protótipos
Os protótipos podem ser classificados de acordo com o seu nível de fidelidade, de modo que cada um terá um objetivo diferente para se analisar.
Assim, podemos dividi-los em:
Baixa fidelidade:
- Pode-se utilizar papel, post-it, recursos com pouco detalhamento.
- Objetivos:
Coletar rápido feedbacks
Testar uma funcionalidade simples
Validar a arquitetura da informação

Média fidelidade:
- Uso de software, que garantem o entendimento da solução com um maior detalhamento.
- Objetivo:
Testar fluxos e tarefas simples
Coletar feedbacks de funcionalidade
Experimentar a estrutura da interface

Alta fidelidade:
- Custo maior de tempo e desenvolvimento; mas obtém-se maior detalhamento de informações e oportunidades de melhoria ao realizar os testes de validação com os usuários.
- Objetivo:
Testar fluxos e tarefas simples e complexas
Avaliar a experiência e usabilidade
Coletar feedbacks de UX Validar conteúdo e microtexto (UX Writing)
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