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Beatriz Calsolari

Beatriz Calsolari

Education / Como fazer um benchmarking do seu mercado?

Como fazer um benchmarking do seu mercado?

Saiba como comparar as principais métricas e práticas de negócios para melhorar o desempenho do seu negócio.

Postado 1 mês atrás

•

4 minutos para ler

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O conceito de benchmark,  de forma resumida, nada mais é uma forma efetiva de comparação para avaliar diversos fatores, inclusive o desempenho de empresas do mesmo setor do seu.

Todos os empresários almejam prosperidade em seus respectivos negócios, com um sucesso duradouro e sustentável. Contudo, não basta mais uma busca incessante por excelência nos processos se não houver parâmetros e referências para medir o que é esse sucesso.

Assim, nasce a  prática de benchmarking: uma  técnica desenvolvida e muito utilizada por indústrias para monitorar a concorrência, comparar o desempenho de resultados e melhorar a eficiência de processos.

Quer entender melhor? Então, confira este post com a gente!

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O que é benchmarking?

Benchmarking é o processo de medir as principais métricas e práticas de negócios e compará-las – nas áreas de negócios ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas ao redor do mundo – para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho. 

Benchmarking: a prática que não pode ser deixada de lado

Os benefícios de fazer benchmarking

  • Descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm conhecimento estabelecido sobre um determinado assunto;
  • Identificar novas tendências e sair à frente;
  • Receber novas referências de empresas que atuam no mesmo segmento que o seu;
  • Ganhar uma base argumentativa para discutir o curso de novos investimentos no futuro;
  • Criar um plano para desenvolver estratégias e habilidades que colocarão a empresa no rumo do crescimento;
  • Melhorar o conhecimento que a organização tem de si mesma;
  • Aprimorar seus processos e práticas empresariais para chegar o mais próximo da excelência;
  • Motivar sua equipe para alcançar objetivos realizáveis, já atingidos por outras empresas;
  • Ganhar maior conhecimento do mercado;
  • Aprender com quem já passou pelos mesmos desafios;
  • Buscar redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro, etc.

Tipos de benchmarking

Empresas de todos os tipos usam benchmarking para ajudar a cumprir as metas de desempenho, manter o controle sobre métricas importantes e continuar crescendo e melhorando.

Conheça agora algumas das categorias de benchmarking:

  1. Competitivo: Este é um tipo de benchmarking externo que se concentra exclusivamente na comparação de seus próprios processos e métricas com os de concorrentes diretos. Essa abordagem pode ser um pouco mais complicada, porque requer acesso a informações  do segmento de mercado ou dados específicos da empresa. E estes dados podem não estar disponíveis, a menos que a outra empresa tenha concordado em compartilhá-los com você. Apesar de ser um pouco mais complicado, o benchmarking externo é extremamente valioso para entender o market fit da sua empresa de maneira mais ampla e identificar as áreas de fraquezas e oportunidades nas quais se concentrar.
    How to Conduct & Report on Competitor Benchmarks - Portent
  2. Genérico: O benchmarking genérico envolve a coleta e comparação de informações qualitativas sobre como uma atividade é conduzida considerando pessoas, processos e tecnologia. Essa categoria de benchmarking apresenta uma abordagem padrão para reunir e comparar informações qualitativas, como mapeamento de processos. Com ele, você obtém insights sobre onde estão os gargalos e as melhores práticas que a organização pode aplicar a estas áreas.
    How to do competitive benchmarking to manage project growth - Nutcache
  3. Performático: está relacionada ao desempenho dos negócios. Ao rastrear métricas e KPIs, as equipes podem continuar a comparar os resultados anteriores aos padrões atuais, atualizando constantemente o padrão para melhorar o desempenho. Este tipo de benchmarking foca em melhorar as funções-chave do negócio ao longo do tempo.
    Saiba o que é e como fazer excelente benchmark - Sebrae
  4. Interno: O benchmarking interno é bastante direto: você compara um processo/tarefa a outro processo/tarefa semelhante na sua própria empresa.  Isso requer a capacidade de rastrear métricas para esses dois sistemas ou departamentos compatíveis – ​​para que os KPIs possam ser avaliados e comparados. Esse tipo de benchmarking é eficaz porque ajuda a definir e cumprir padrões em todos os níveis, estabelecendo consistência e garantindo que cada departamento seja o mais eficiente possível.
    Qué es Benchmarking y qué tipos hay | aeuroweb

  5. Cooperativo: No benchmarking cooperativo, as empresas procuram parceiros de diferentes setores de negócios ou áreas de atividade para encontrar maneiras de melhorar funções ou processos de trabalho semelhantes. A prática deste benchmarking é excelente para alcançar a inovação e implementar melhorias significativas.
    Benchmarking: o que é, para que serve e como usá-lo | xTree Blog

Como fazer seu benchmarking em 5 passos?

Os 5 passos para o benchmarking

E, aí? Pronto para escolher e colocar em prática o benchmarking para entender mais sobre o seu mercado e concorrentes? Conta para gente nos comentários:

Fontes utilizadas:

Benchmarking: entenda tudo sobre essa estratégia

Benchmarking: o que é, como fazer, dicas e material gratuito!

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