Profissional T-shaped: você já ouviu falar sobre ele?
Boa formação e boa técnica são fundamentais para a ascensão e para chegar ao topo, mas você provavelmente já deve ter ouvido que o que faz você chegar no topo não é aquilo que o manterá lá por muito tempo.
Com as mudanças constantes que ocorrem no mundo dos negócios, não é de se estranhar que surjam novas exigências no mercado de trabalho, fazendo com os profissionais devam se atualizar e adquirir habilidades chamativas e eficientes.
Atualmente, falamos muito em novas habilidades ou soft skills, ou seja, desenvolvimento de habilidades interpessoais que não estão diretamente ligadas a uma especialidade ou técnica, mas que ajudarão a elevar o nível da sua entrega e da experiência do paciente – e que ainda agregam valor ao seu nome.
Para isso, hoje é possível contar como T-shaped, uma nova tendência que promete ajudar as pessoas a terem mais chances na vida profissional.
O que T-Shaped?
É um conceito utilizado na área de recursos humanos que tem como objetivo designar profissionais que tenham características específicas, entrando a definição dada ao “formato T”. Ou seja, a letra traz as especificações que o trabalhador deve ter.
Na parte vertical é colocado o conhecimento de uma determinada área, já na parte horizontal consta as aptidões do profissional, as habilidades de relacionamentos, empatia, colaboração, liderança e resiliência.
Assim, o profissional T-Shaped nada mais é que uma combinação do quociente de inteligência (QI) e do quociente emocional (QE).
Alguns especialistas afirmam que o profissional T-Shaped precisa ter conhecimento em diversas áreas, além de ter abrangência intelectual e contato com outros trabalhadores para executar sua tarefa com aptidão.
Nesse sentido, existe o conceito de T-Shaped professional (ou “profissional em forma de T”, em tradução livre), que basicamente se resume em desenvolver habilidades em dois níveis:
- Na horizontal, ou a haste do T: habilidades interpessoais (as soft skills)
- Na vertical, ou no travessão do T: habilidades que você tem domínio, ou seja, sua especialidade
Para que serve o T-Shaped?
Ele serve para ajudar a transdisciplinaridade para que haja uma expansão de conhecimentos específicos. A ideia é fazer com que o trabalhador tenha mais desenvolvimento em diversas áreas, contribuindo para o seu desempenho dentro da empresa.
Para ser um profissional T-Shaped é preciso ter pensamento estratégico, focado no equilíbrio entre o conhecimento e a prática para ter soluções que sejam mais eficientes e abrangentes.
Vantagens do profissional T-Shaped
Existem diversos benefícios oferecidos ao profissional T-Shaped. Os mais comuns são:
Ter um perfil mais equilibrado
O profissional acaba adquirindo um perfil mais eficiente para a empresa, contendo vantagens da especialização e generalização da área, conseguindo manter um equilíbrio profissional dos pontos negativos de ambos.
Ser mais atraente para as empresas
Como o mercado está mais exigente, é comum as companhias buscarem por profissionais mais qualificados. Assim, algumas empresas vêm adotando o perfil especialista, oferecendo cargos que necessitam de conhecimento geral.
Com o T-Shaped você adquire os dois, aumentando suas chances de conquistar a vaga deseja, ampliando a oportunidade de ver e compreender o cenário como um todo.
Adquirir mais criatividade e capacidade colaborativa
Quando você tem mais conhecimento sobre várias áreas, você consegue ajudar, de maneira mais adequada, a equipe e, assim, alcançar os objetivos empresariais. Além disso, é possível ser mais criativo, já que consegue ter capacidade de avaliação e compreensão dos pontos que surgem no trabalho conjunto.
O T-Shaped pode ser a oportunidade que você esperava para ampliar seus horizontes, adquirindo mais conhecimentos sobres as áreas e a prática, se tornando um profissional mais completo e, consequentemente, de mais sucesso.
Quer saber mais como se tornar um profissional diferenciado no mercado?
Então, não perca a chance de integrar o maior ecossistema em saúde do país:
Garanta seu lugar na lista de espera do Hackmed Club:
Em breve, abriremos vagas para a entrada de novos membros no Hackmed. Estas vagas serão destinadas a pessoas que buscam se desenvolver nos campos de inovação, empreendedorismo e se conectar aos agentes do nosso ecossistema (fundadores, mentores, investidores, startups ou empresas com DNA Hackmed).
Fonte:
O que mantém um médico no topo hoje não é sua excelência, é sua capacidade de comunicação