O que é o Pitch de Elevador (ou Elevator Pitch, em inglês)?
Um “Pitch de Elevador” é uma descrição concisa, cuidadosamente planejada e bem praticada sobre sua empresa, negócio, produto e/ou problema a ser discutido.
Todo e qualquer interlocutor deve ser capaz de compreender a sua mensagem no tempo que levaria para entrar e sair do elevador.
Quais são as características essenciais de um Pitch de Elevador?
- Contém um rápido resumo de você;
- Duração breve, como o próprio nome diz, equivale temporalmente a um passeio de elevador (30-60 segundos);
- Objetiva aprimoramento e consolidação de networking;
- Lembre-se: não é um pitch de vendas!
O Pitch de Elevador deve responder a tais perguntas:
- Quem é você?Introduza a si mesmo, mostre confiança. Lembre-se: não há ninguém melhor que você para contar sua história.
- O que você faz?Dê um breve resumo de sua experiência/habilidades/realizações. Foque apenas em informações relevantes.
- Qual o seu desejo?Mencione por que você está interessado em determinado problema empresa ou como suas habilidades/experiências se alinham nesse contexto.
- O que você espera que aconteça?Indique as áreas de crescimento e como isso se alinha com o seus objetivos profissionais. Mencione também o que você espera que aconteça após o fim do seu pitch. Além disso, você pode terminar com uma pergunta que convide o ouvinte a participar do conversação.
Como construir o Pitch de Elevador perfeito?
- Entenda e defina sua meta e marca pessoal;
- Seja claro e objetivo na mensagem principal, afinal, você não dispõe de muito tempo;
- Planeje o conteúdo de acordo com a audiência, o propósito e o contexto;
- Adicione personalidade ao seu pitch;
- Pratique, pratique e pratique!
O que você deve evitar:
- Soar robotizado;
- Divagar ou se afastar do assunto principal;
- Deixar as pessoas se perguntando o que você realmente queria dizer;
- Soar esnobe;
- Agir excessivamente como um vendedor, é necessário estabelecer uma comunicação plena, significativa e com confiabilidade;
- Exagerar suas habilidades;
- Inferiorizar suas competências.
Quer aprender a desenvolver projetos de inovação utilizando metodologias dos principais centros de tecnologia e inovação do planeta, como Harvard, Stanford e MIT?
Então, inscreva-se para a lista de espera do Health Innovation Program de 2021, o programa do Hackmed voltado para a formação de lideranças empreendedoras e inovadoras do setor de saúde no Brasil.
Sua oportunidade de começar um projeto de inovação na prática e criar sua primeira startup e construir esse e outros tipos de pitches matadores:
https://www.hackmed.com.br/hip-2021
Junte-se a nós e venha impactar positivamente o sistema de saúde do país.
Afinal, #somostodospacientes