A evolução em diferentes setores
No começo eram pequenas vendinhas, as quitandas que vendiam o que a família precisava para fazer as refeições em casa. Começaram surgir os mercados, os supermercados e os hipermercados.
Paralelamente, os restaurantes que eram quase inacessíveis à maior parte da população começaram a atrair cada vez mais clientela, de todas as classes sociais, idades, preços e tipos de comida. “Chique” era comer fora!
Hoje, em cada esquina, começam a surgir pequenos mercadinhos, sejam de grandes redes de hipermercados como também novas marcas que vieram de fora.
Mesmo antes da pandemia, o delivery já se fortalecia e, cada vez mais, as pessoas pedem comida dos restaurantes para comer em casa. O “chique” agora é receber amigos, ter uma cozinha gourmet e saber cozinhar.
A transformação na saúde
Na saúde também tudo vai se transformando.
Antigamente o bom médico era aquele que ia em casa, conhecia e cuidava de todos da família.
A medicina evoluiu e o médico mais valorizado se tornou o ultra-especialista. Agora, cada vez mais caminhamos para valorizar a atenção primária, protagonizando o papel do médico de família.
O mercado é muito volátil, mas com certeza não estamos andando em círculos. Acredito que a humanidade caminha em uma espiral ascendente.
Com certeza, a medicina de família de hoje evoluiu muito mais em relação à que existia no passado. Temos muito mais recursos e tecnologias que nos permitem cuidar melhor das pessoas.
É fundamental para todo novo empreendedor conhecer esses ciclos, não se apegando demais à sua solução e ao seu modelo de negócios.
O que jamais muda é a NECESSIDADE. Sobreviverá aquele que entender muito bem qual o seu PROPÓSITO, conhecendo a fundo a dor que precisa resolver.
As modas vão e voltam, mas todo mundo precisa comer, seja comprando em mercadinhos ou hipermercados, fazendo em casa, comendo fora ou pedindo comida pronta.
Da mesma forma, todo mundo precisa ter SAÚDE.
Já tivemos uma fase em que o melhor médico é o que sabia diagnosticar e tratar a doença. Hoje, vivemos o momento de colocar o paciente no centro da jornada, mas tendo em foco, a saúde de cada pessoa (para que nem fique doente).
Neste mercado, crescerá aquele que entender a fundo o que realmente significa dizer #somostodospacientes.
O papel do Hackmed nesse cenário de mudanças
Esse é o propósito do Hackmed, lembrar a cada um que #somostodospacientes. Sonhamos em transformar a saúde no Brasil simplesmente com essa frase.
A partir do momento que qualquer pessoa se lembrar que #somostodospacientes surgirá união pela empatia, poder pela união e transformação pelo poder de todos juntos.
Vamos juntos transformar a saúde no Brasil?
Hackmed
Quer ficar por dentro das grandes tendências de inovação e empreendedorismo em saúde?
Cadastre-se gratuitamente para receber a Newsletter do Hackmed e ficar atualizado sobre todo o conteúdo e iniciativas Hackmed.
Junte-se a nós e venha impactar positivamente o sistema de saúde do país.