O metaverso é um conceito emergente que trará muitas novas dimensões à medida que os grandes atores sociais reúnem diferentes aspectos da realidade virtual e experiências imersivas.
E o que esperar do Metaverso para a área da saúde?
Alguns acreditam que o Metaverso será a próxima revolução da área da saúde. Será que a transformação digital em saúde está chegando ao Metaverso?
Mas, afinal, o que é o metaverso?
De acordo com o InfoMoney, o Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.
No Metaverso é possível que as pessoas interajam umas com as outras, trabalhar, estudar e tenham até mesmo uma vida social por meio de seus avatares 3D.
Nesse sentido, o objetivo é que pessoas não sejam apenas observadores do virtual, mas façam parte dele.
Revolução ou risco?
Entusiastas veem no metaverso a evolução da internet. Outros enxergam nele um risco para a privacidade, e uma “droga” viciante. A implantação dessa utopia, no entanto, ainda depende do amadurecimento de algumas tecnologias, como o próprio 5G.
E quais são as tecnologias envolvidas no metaverso?
Realidade Virtual
A “VR”, sigla em inglês para Realidade Virtual, se refere a um ambiente tridimensional construído por meio de softwares. Para ter acesso a essa simulação da realidade, os usuários precisam de computadores, óculos de realidade virtual, fones de ouvido e outros equipamentos. Há consoles e games que usam essa tecnologia.
Realidade Aumentada
Diferente da VR, que leva o usuário para dentro do mundo virtual, a AR (sigla em inglês para Realidade Aumentada) faz o oposto, e insere dados virtuais no mundo real. Há vários games para smartphones que usam a tecnologia, como o Pokémon Go. Há também óculos de AR que mostram em suas lentes informações sobre o ambiente.
Blockchain e criptos
A blockchain (banco de dados público e descentralizado), as criptomoedas e os NFTs (sigla em inglês para tokens não fungíveis) também dão suporte para o metaverso. Por meio delas, é possível movimentar valores e realizar o registro de propriedades virtuais.
E como funciona o metaverso no mercado da área da saúde?
Nos próximos anos, a medicina pode estar entre os ecossistemas mais emocionantes do Metaverso, ainda que hoje em dia ainda existam enormes limitações técnicas e de interação médico-paciente, mesmo em serviços digitais com interfaces perfeitamente desenvolvidas.
Um humano digital no Metaverso não será uma mera imagem 3D simulada por computador da aparência e comportamento de alguém, mas uma projeção precisa e baseada em dados dessa pessoa captados em tempo real.
Já imaginou sua próxima consulta médica no metaverso? Já pode pensar em marcar!
Dados e wearables no metaverso
Cada paciente terá uma cópia em escala real feita de dados que descrevem sua saúde captados e oriundos de diversas fontes: prontuários médicos eletrônicos, dispositivos vestíveis (wearables) como smartwatches que medem parâmetros físicos em tempo real, além de dados estritamente médicos.
Tudo isso irá convergir com informações coletadas em outros lugares do Metaverso, como dados de comportamento do consumidor, estilo de vida e hábitos sócio-culturais que podem impactar na saúde.
Dessa forma, o Metaverso facilitará vários avanços na gestão de saúde e sucesso em tratamentos de saúde seja de baixa a alta complexidade. Teremos uma interessante mudança de paradigma saindo desde examinar um paciente seu aspecto fisiopatológico para análise dos dados.
Concluindo…
O Metaverso na saúde tem o potencial de se tornar uma poderosa ferramenta para aprender, capacitar e fornecer experiências de sucesso na gestão da saúde e na jornada de tratamento para pacientes, médicos e provedores de saúde.
No entanto, sabemos que a área da saúde ainda apresenta setores mais tradicionais não utiliza as inovações e tendênciais tecnológicas disponíveis. Assim, é preciso ter cautela e apostar na segurança de dados para que assim possamos enxergar uma revolução da saúde digital agora situada no metaverso.
Fonte:
InfoMoney – https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/