Hoje vamos apresentar a jornada de um Health Hacker muito especial para todos do Hackmed.
Pedro Santoro participou da primeira edição do Health Innovation Program em 2020. A partir daí, foi acumulando experiências, muito conhecimento e muita mão na massa atuando na DrCare, startup que nasceu e continua crescendo no Hackmed.
Vamos conhecê-lo?
Olá Pessoal! Eu sou o Pedro Santoro (@pedrohsantoro), tenho 26 anos, estou estudando medicina na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atualmente no 10º período e atuo como Especialista Clínico de Inovação Hospitalar da rede DASA. Vim aqui conversar com vocês sobre a minha caminhada e trajetória no mundo da Inovação, empreendedorismo, intraempreendedorismo e gestão.
Durante a faculdade tive alguns momentos de crise de identidade tanto com o curso em si quanto com as matérias individualmente, na minha busca para me encontrar acabei me deprando com uma palestra do Bruno Lagoeiro e Vander Corteze em um evento da liga de gestão, inovação e empreendedorismo a UFRJ, fiquei animado com a proposta e sai de lá revigorado para fundar uma liga com essa temática na faculdade. Naquele ano, 2019, tive o prazer e a honra de fundar a LIGES (Liga de Gestão e Empreendedorismo em Saúde – Unirio). Com o advento da pandemia, em 2020 e o início das atividade remotas, fizemos alguns simpósios e atividades da liga nesse formato, onde conhecemos algumas pessoas do mesmo nicho, dentre eles, o Cauê Gasparotto que nos apresentou o Hackmed e a Bia Calsolari que estava entrando na turma do HIP 2020, fiquei muito tentado a participar e acabei entrando sem entender muito bem como aquilo poderia vir a se encaixar no meu atual momento de vida.
Enquanto cursava o HIP, fui adentrando ainda mais no programa, de maneira gradual fui me apaixonando pelo o que estávamos estudando naquele momento. O meu orientador do programa na época era o Bruno Pina, que acabou por ser um mentor impar nesse processo e ao final daquele ano, o Hackmed me convidou para participar da São Paulo Tech Week 2020 onde eu iria liderar uma equipe para a construir uma solução, um “mini-hackathon”
No ano seguinte, após muito trabalho, apresentamos a solução para os problemas associados à saúde mental do médico recém-formado, o qual acabou não dando muito certo e ficamos no penúltimo lugar na classificação do programa. Ainda assim, insistimos, após o Hackathon do Hackmed 2021, reestruturamos a equipe, voltamos ao problema inicial e chegamos na primeira versão do que apresentamos hoje como a DrCare. Naquela mesma época, fui aprovado no processo seletivo do estágio para estudante de medicina na IClinic – Afya, onde atuei até Janeiro de 2022 como estagiário de PM (Product Manager) do prontuário do sistema. Nesse mesmo ano, co-apresentei e roteirizei o Hackmed Podcast, ao lado meu mestre e amigo Leandro Ejnisman.
Em novembro de 2021, conseguimos iniciar nosso período de testes da DrCare dentro do Hospital M’Boi Mirim – SP, onde conseguimos aprimorar ainda mais nossa plataforma e desenvolver nossa metodologia, nesse mesmo mês acabei por ser aprovado no Programa Jovens Médicos Inovadores da DASA. Nesse programa fantástico, puder atuar no desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de Healthtechs com olhar médico para o Cubo Itaú, na implementação de uma POC (Proof of Concept) e do Programa de Telestroke da rede DASA, onde, ao término do programa, iniciei a minha atuação como especialista Clínico de Inovação Hospitalar.
Como todo história, a minha também é feita de altos e baixos, viradas e reviradas, mas vejo como mais importante durante todos esse processo que passei e passo até hoje, o olhar de determinação e de busca em realizar os seus sonhos dentro daquilo que a gente ama.
Pra finalizar, além do Hackmed Podcast e do HIP, vou deixar como uma recomendação pra quem quer entrar mais nesse universo o livro: “De empreendedor e louco todo mundo tem um pouco” de Linda Rottenberg. Um livro com uma linguagem gostosa e realista da vida de uma das maiores empreendedoras da atualidade, fundadora da Endeavor.
“A Coragem não é ausência de medo e sim a capacidade de agir apesar dele”
– John McCain.
A história de Pedro é também a história do Hackmed e demonstra a nossa paixão por inovar e empreender em saúde.
E você? Quer impactar positivamente o sistema de saúde do país?
Então, não perca mais tempo e inscreva-se já no Health Innovation Program 3.0: uma imersão no mundo do empreendedorismo e inovação em saúde te permitir focar, pesquisar e aprofundar no seu problema junto a equipe multidisciplinar para desenvolver soluções, criação de MVP e até mesmo a chance de apresentar o seu projeto para potenciais investidores, referências da área de inovação e representantes de grandes instituições.
Garanta sua vaga até 17/08/2022 Essa é a sua última chance de iniciar a
Não perca essa chance! Garanta sua inscrição no Health Innovation Program 3.0
https://hackmed.com.br/education/hip-3-0/
Estudantes possuem 50% de desconto no Health Innovation Program (HIP) 3.0