Afinal, por que o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino existe?
Criado em 2014 pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino tem como objetivo incentivar e valorizar as mulheres que criam e comandam seu próprio negócio. Além disso, a data coloca em pauta o combate à desigualdade de gênero ainda tão presente no mercado de trabalho, buscando estimular o aumento da presença feminina nesse ambiente.
Hoje, no Brasil, temos somente 46,2% das empresas tradicionais fundadas por mulheres, o que demonstra as barreiras e limitações do gênero para estarem presentes na área. Ademais, quando olhamos para o empreendedorismo de inovação, as fundadoras estão presentes em apenas 9,8% das startups, apesar dos dados mostram que as startups são 25% mais lucrativas que a média quando possuem mulheres como sócias.
Um cenário de mudanças e cada vez mais representatividade
Entretanto, cada vez mais as empreendedoras estão se destacando por sua determinação, ocupando cargos de liderança e conquistando espaço à frente dos negócios, o que inspira outras mulheres a encarar a desafiadora jornada de tirar uma ideia do papel. Por isso, o dia 19 de novembro, mais que comemorar as conquistas femininas, nos lembra da importância de aumentar a participação das mulheres em funções de relevância e chefia.
Case de sucesso no empreendedorismo feminino no Hackmed
As empreendedoras que hoje demonstram seu grande potencial ao criar negócios de sucesso, motivam a todas, provando diariamente que lugar de mulher é onde ela quiser!
Uma delas é a Dra. Lilian Ishida Arai, otorrinolaringologista e fundadora do Hackmed, que foi uma das convidadas pela Câmara dos Deputados para a Sessão Solene do dia 19/11/2021, em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
Homenageada por sua história de sucesso, atuação profissional e experiência, nossa Hacker representou as empreendedoras da área da saúde que trabalham todos os dias para mudar a saúde do nosso país. Na visão dela, o empreendedor é um otimista por natureza, vendo nos problemas uma oportunidade de construir um negócio e poder ajudar a melhorar o nosso país.
Para ter acesso ao discurso completo da founder do Hackmed, acesse aqui.
Você pode impactar a vida das pessoas, independentemente da sua origem, idade, gênero e/ou área de ocupação.
Por isso, a partir de hoje não tenha medo de escolher ser uma empreendedora, pois você não está sozinha nessa aventura. Busque solucionar os problemas ao seu redor, liderar outras pessoas nessa jornada e fazer da sua decisão de empreender a melhor escolha da sua vida. Vamos juntas trabalhar com propósito e ajudar a transformar o Brasil!
Quizz: Qual tipo de empreendedora você é?
Tem vontade de ser uma empreendedora de sucesso? Já imaginou como seria?
Responda nosso quizz para descobrir que tipo de empreendedora você é, e saber qual mulher que já passou pelos desafios de empreender pode te inspirar!