Afinal, por que devemos realizar pesquisas em nosso negócio?
O papel de uma pesquisa de design é entender quem é o nosso público, o que as pessoas que queremos impactar fazem, usam, pensam e sentem. Como elas são influenciadas e como o problema que você tem paixão por resolver vai realmente curar uma dor existente.
O que é e para que serve uma pesquisa de design?
Pesquisa de Design serve para ampliar a compreensão de seu desafio, diminuindo a lacuna entre suas suposições e o mundo real.
Possibilita aos envolvidos no projeto aprender rapidamente sobre o que estão estudando. As pessoas querem ter informações para poder tomar as melhores decisões.
Logo, a Pesquisa de Design é o processo de investigação com o objetivo de coletar insights que serão utilizados como insumos no processo de construção de um produto ou serviço.
Por que você deve realizar uma pesquisa de design?
- Entender a gravidade dos problemas encontrados e priorizar a solução;
- Descobrir gaps de necessidades não atendidas que pode gerar oportunidades;
- Compreender problemas, necessidades e expectativas de quem usa um produto;
- Possibilitar que o time tenha uma visão alinhada para o produto/serviço;
- Criar empatia entre quem usa e quem cria o produto ou serviço.
Aprofundando um pouco mais…
A partir da realização da pesquisa, será possível entender os usuários, suas necessidades, seus comportamentos, atitudes e pontos de dor. A pesquisa nos auxilia a trazer mais contexto para o nosso projeto,
entender com muito mais profundidade o problema que estamos tentando resolver.
A pesquisa nos ajuda a entender quem são nossos usuários no contexto que estão usando nossos produtos ou serviços, e nos ajuda a coletar insights sobre as soluções que estamos criando.
A pesquisa ajudará a identificar os problemas e desafios de seus usuários, clareando o entendimento em relação às necessidades reais dos usuários, a partir do conhecimento dos objetivos e modelos
mentais de cada um deles.
Ajudará também a validar ou invalidar suposições e hipóteses encontrando padrões no seu público, de modo
a possibilitar a tomada de decisões baseada em evidências.
Qual a importância da pesquisa de design?
Crucial para descobrir e entender o problema em questão e as pessoas que são impactadas por esse problema.
Quantas empresas e produtos morrem e deixam de existir pois nunca conseguiram resolver problemas reais, de pessoas reais?
Quando estamos desenvolvendo algo, temos suposições. A lacuna entre as nossas suposições e o mundo real é preenchida quando fazemos pesquisa, nos aprofundando no desafio, nas necessidades
das pessoas.
Quanto maior o entendimento do contexto do projeto, maiores as oportunidades de chegar em um resultado diferente.
Quais são os métodos da pesquisa de design?
Ao escolher a pesquisa, deve-se considerar os tipos de resultado que elas podem oferecer. Os dados colhidos durante o processo de pesquisa podem ser:
1. Qualitativa x quantitativa
Qualitativa
Entender questões em profundidade
Subjetividade
Não tem relevância estatística
Entender o porquê ou como
Quantitativa
Alcançar número maior de usuários e respostas
Relevância estatística
Quantificar os resultados
Entender o quê ou quantos
→ É possível mesclar as duas para ter uma abordagem mais abrangente.
2. Atitudinal x Comportamental
Trata-se de distinguir entre o que as pessoas dizem e o que elas fazem.
Atitudinal: leva as pessoas a buscarem informações sobre si mesmas. Ajuda a entender o que elas declaram, suas crenças, expectativas e percepções. Baseada no que as pessoas dizem.
Comportamental: refere-se a qualquer método de observação direta e busca compreender o que as pessoas fazem em determinada situação. Baseada no que as pessoas fazem.
Confira no diagrama abaixo, alguns tipos de pesquisa:
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