Diferentemente do que muitos pensam, o modelo de negócios não se restringe ao método pelo qual a sua organização arrecada receita. De acordo com dicionários comuns, como o Wikipedia, um modelo de negócios descreve como uma organização cria, entrega e captura valor, em contextos econômicos, sociais, culturais ou outros. Nesse sentido, sabe-se que o processo de construção e modificação do modelo de negócios também é chamado de inovação do modelo de negócios e faz parte da estratégia de negócios.
Vamos começar a entender do zero quais os tipos de Modelo de Negócios disponíveis no mercado?
.Neste material, vamos discutir como a construção do conhecimento na área de estruturação do Modelo de Negócio.
Como já sabemos, a ideia de negócio deve partir de um anseio para solucionar um problema existente e identificável, por isso, o objetivo deste conteúdo é direcionar seu trabalho para a estruturação do seu negócio dentro do modelo mais eficiente e adequado para a solução do seu problema selecionado.
Modelo de negócio será a caracterização da troca estabelecida entre uma empresa e seus clientes, ou seja, a forma pela qual será entregue o produto e a contrapartida ofertada por parte do comprador.
Quer um exemplo?
Para exemplificar essa ideia, podemos citar 3 formas de se adquirir entretenimento:
- Na primeira delas, o cliente adquire um ingresso para assistir ao filme no cinema e paga uma única vez para ter acesso ao produto, também uma única vez.
- A segunda forma pode ser exemplificada através do serviço oferecido pelas antigas locadoras de vídeo, nas quais um VHS ou DVD era alugado por um período de tempo e o cliente poderia assistir ao conteúdo quantas vezes quisesse, pagando um valor fixo pelo aluguel.
- Um terceiro e último exemplo pode ser ilustrado pelas atuais plataformas de Streaming; nelas o cliente paga por uma assinatura mensal e tem acesso ilimitado aos conteúdos ofertados.
Percebeu uma semelhança? Todas as opções se referem a um mesmo produto.
O objetivo aqui é que você compreenda que um mesmo produto pode ser entregue em diversos formatos e vinculados a diferentes estruturas de pagamento. Nos exemplos anteriores, o produto vendido foi o entretenimento, o que mudou foi a forma de vender e de cobrar por ele. Cabe ao empreendedor e ao seu grupo de parceiros escolher qual a melhor estruturação para seu negócio.
Vamos conhecer algumas delas a seguir.
Definindo o seu tipo(s) de cliente:
Falando propriamente dos modelos de negócio é possível que um empreendimento seja classificado conforme o tipo de cliente e o tipo de solução. No âmbito dos tipos de cliente, o conhecimento de alguns termos técnicos é necessário para a consolidação dessa divisão organizacional.
O primeiro deles é o B2C, que significa Business to Consumer e compreende os empreendedores que ofertam seus produtos diretamente para o cliente em forma de Pessoa Física (PF),
no caso da área da saúde, seria uma venda direta para o paciente.
Como exemplo dessa contratação, podemos citar o paciente que vai até um consultório médico e contrata uma consulta com determinado profissional. Entre outros exemplos encontram-se a Amazon e o Spotify que vendem seus produtos diretamente ao consumidor.
O segundo termo a ser analisado é o B2B, ou seja, Business to Business e este compreende as empresas que vendem seu produto/serviço diretamente para outras empresas, logo, a
negociação é efetuada de Pessoa Jurídica (PJ) para Pessoa Jurídica.
Os serviços ofertados pela Google a inúmeras empresas no mundo todo configuram um modelo B2B e, na área da saúde, aJohnson & Johnson pode ser exemplificada neste modelo por vender materiais para clínicas e hospitais.
Um desdobramento do modelo B2B é o modelo B2B2C que é o Business to Business to Consumer, neste caso, um produto é vendido por uma empresa a outra empresa e esta última oferta tal benefício aos seus funcionários.
Um exemplo clássico desse modelo é a contratação de Planos de Saúde por uma empresa a fim de ofertar esse benefício aos seus colaboradores. Nesta caso, seu produto deve ser elaborado para corresponder às expectativas tanto da empresa contratante tanto dos indivíduos que irão consumir seu produto/serviço.
Por fim, mas não menos importante, temos o modelo B2G, Business to Government, no qual o produto é vendido diretamente para o Governo. Este modelo é o menos comum, pois os produtos que são de interesse governamental em geral são negociados de forma burocrática e muito específica.
Dessa forma, os modelos de negócio são divididos conforme seu tipo de cliente em 4 formas básicas:
- B2C;
- B2B;
- B2B2C;
- B2G.
Definindo os tipos de solução
Os tipos de solução são basicamente os formatos nos quais o empreendedor pode fornecer a resolução para determinado problema. Podemos subdividir esses formatos em 4 categorias:
- Serviços;
- Softwares;
- Equipamentos;
- Produtos consumíveis.
Serviços
A solução ofertada através dos serviços (consultas, exames, terapia e procedimentos) depende da qualificação do profissional executante, por isso, é mais dificilmente escalável já que o número de atendimentos está atrelado ao número de profissionais disponíveis para execução do serviço.
O lado positivo é que o sistema de saúde atual já está habituado a este modelo, logo, a aceitação por parte do cliente tende a ser maior. O serviço em questão pode ser pago pelo próprio cliente, por planos de saúde, pelo Sistema Único de Saúde, entre outros.
Outra maneira de ofertar valor em forma de serviço na área da saúde é a consultoria, nesse modelo, o profissional ou a empresa oferece direcionamento de acordo com a contratação. Existem
consultorias em área de infectologia hospitalar, gestão administrativas de clínicas e hospitais, certificação de qualidade e outras inúmeras áreas.
Softwares
As soluções em formato de software são possibilidades que surgiram juntamente com o desenvolvimento tecnológico e conquistam cada vez mais espaço em todos os setores comerciais
Ao contrário dos serviços, este modelo possui boa escalabilidade e atrai com maior facilidade investimentos. Uma possibilidade neste setor de produtos é o Market Place conecta prestadores a
compradores e cobra uma porcentagem ́para essa transação.
Software as a service oferece a solução através de um software para executar determinada atividade, por exemplo, softwares de agendamento de consultas online e marketing digital. Essa
ferramenta pode ser vendida através de assinaturas de diversas opções de pacotes.
Equipamentos
Outra forma de vender soluções é a venda direta de equipamentos (ex. ventiladores mecânicos), na qual o cliente compra o produto desejado e paga por ele uma única vez, sem gerar uma renda recorrente ao vendedor.
Uma possibilidade de driblar esse inconveniente seria optar pela locação dos equipamentos ao invés da venda ou vender um produto a um preço mais acessíveis e rentabilizar através de seus suprimentos. Ilustra esta última situação a venda de glicosímetros a baixo preço e a rentabilização através da venda de fitas.
Produtos consumíveis
A produção e venda de produtos consumíveis é o desenvolvimento de um ativo e a cobrança de patente por ele. Um clássico exemplo é o de industrias farmacêuticas que produzem medicações e imunizantes e vendem as fórmulas cobrando um valor por esse produto.
Agora vem a grande pergunta…
Qual o melhor modelo de negócio?
O modelo ideal de negócios não existe, o que existe é o modelo mais adequado e que vá de encontro com os interesses e objetivos da sua empresa. O objetivo dessa escolha deve ser direcionar o processo de priorização e criação de uma solução em forma de produto/serviço.
E aí, já decidiu a melhor opção para você e para sua organização?
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