Afinal, por que as startups precisam fazer pesquisa?
Lembre-se: a startup é rodeada de incertezas:
“A startup é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza”.
– Eric Ries .The Lean Startup.
O ecossistema em que a startup está inserida possui incerteza sobre o produto, a cadeia de suprimentos, o segmento de clientes-alvo, o modelo de negócios e quase todos os outros aspectos do modelo de negócio.
Além disso, a pesquisa com usuários é estritamente necessária uma vez que toda startup precisa ter tem um entendimento íntimo das necessidades de seus clientes para realmente resolver uma dor real.
Conheça alguns tipos de pesquisa para você se inspirar
Técnicas de pesquisa primária
- Entrevista em Profundidade:
Conversas com usuários reais, levemente estruturadas, com os assuntos que serão abordados. No bate papo costuma conhecer profundamente o entrevistado. Informal. Preferencialmente presencial.
Entrevistas para entender o que as pessoas pensam, fazem, suas atividades e experiências a partir de seus relatos em seu próprio ambiente.
Benefícios:
- Criar empatia
- Entrevistador pode adequar a entrevista de acordo com necessidades específicas do entrevistado
- Alta quantidade de informações
- Qualidade de insights
Cuidados:
- Tente entender a perspectiva do usuário, não impor estruturas
- Conversar e não questionar
Observar e documentar contextos, incluindo pessoas, objetos, ambientes, eventos, comportamentos e interações. Observador acompanha a jornada do usuário, registrando as experiências dele.
Benefícios:
- Criar empatia
- Revela dificuldades não percebidas pelos usuários
- Entendimento de forma exponencial
- Gera insights e oportunidades inesperadas.
Quando aquele que pesquisa vira uma espécie de sombra do usuário, o qual sabe que está sendo observado. Um ponto de cuidado é que as pessoas podem se comportar de modo diferente quando elas sabem que estão sendo observadas.
Shadowing é um método de observação que envolve acompanhar alguém em experiências reais do seu dia-a-dia.
O pesquisador “segue” o participante, como uma “sombra”, acompanhando suas atividades e documentando com notas, fotos e vídeos.
Benefícios:
- Ajuda o pesquisador a ganhar um profundo conhecimento das atividades dos usuários, processos de tomada de decisão e rotinas
- Observação da realidade
- Geração de evidências
Cuidados:
- Participante pode não agir normalmente se souber que está sendo observado.
→ Ao observar uma pessoa, há a possibilidade de ter um entendimento muito mais amplo da experiência de determinada pessoa.
4. Utilização ou Consumidor Oculto
Ocorre quando o pesquisador se coloca no lugar do usuário vivenciando a utilização do produto ou do serviço.
Observa como é a experiência da utilização de um produto ou serviço.
Benefícios:
- Utilização do serviço
- Não terceirização do olhar
- Insights imediatos
Cuidados:
- Pode tendenciar o pesquisador
- Cuidado com os vieses
Como preparar uma pesquisa com usuários?
Planejamento:
Tenha objetivos claros:
- O que você quer descobrir?
- O que você espera aprender com essa pesquisa?
Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas)
- Certeza: provém de dados de pesquisa e analytics
- Suposições: aquilo que é uma hipótese, quase uma certeza mas não temos dados para comprovar, espécie de “feeling”.
- Dúvida: algo que não sabemos e precisamos descobrir.
→ Ferramenta que parte de três questões fundamentais:
- O que nós já sabemos a respeito
- Quais são as nossas hipóteses (ou o que supomos saber)?
- Quais perguntas poderiam ser feitas?
Geralmente utilizada em grupo, permite criar um referencial visual para as respostas da equipe a essas três perguntas.
Benefícios da Matriz CSD: Alinhamento das pessoas.
Definição do Perfil dos Participantes:
Quais grupos de usuários fazem mais sentido para o seu estudo?
Quais são os perfis de usuários extremos?
Elabore bem as suas questões:
“Não há nada mais frustrante do que encontrar a resposta certa para a pergunta errada” – Erika Hall
Perguntas equivocadas levam a conclusões equivocadas.
Recrutamento:
Amostra com perfil alinhado com o que foi discutido no problema e nas hipóteses que estão sendo investigadas.
O Screener é uma espécie de triagem de entrevista para selecionar os participantes do estudo e eliminar aqueles que não se adequam ao perfil necessário para a pesquisa.
Dependendo do perfil procurado, às vezes é necessário contratar uma agência de recrutamento ou acionar as redes.
Pense na logística:
Separe os materiais que serão utilizados. Pense onde serão feitas as entrevistas. Como serão feitas as atividades de campo.
→ Seja flexível e tenha sempre um plano alternativo pronto.