Um pouco de contextualização…
Quando falamos do imenso universo das startups, você já sabe a importância do networking, ou seja, do estabelecimento de conexões chaves que irão abrir múltiplas oportunidades para você e para o seu negócio.
Agora, vamos te mostrar como modelos dinâmicos de negócios como as startups podem abordar grandes empresas e fazer uma boa apresentação do seu negócio, de forma a aprimorar ainda mais a sua rede de conexões e oportunidades.
Nesse sentido, para se aproximar desses executivos chaves, podemos considerar duas formas principais dessa abordagem:
- Outbound
- Inbound
Discutiremos cada uma delas ao longo deste artigo! Vamos juntos!
Abordagem Outbound
Basicamente, é quando você vai direto ao cliente para fechar o negócio. No entanto, há a problemática de encontrar quem fecha o negócio dessa grande empresa porque é muito setorizado.
Além disso, depois de achar, muitos não sabem nem como abordar tais pessoas. Tendo em vista esse contexto, hoje vamos dar algumas dicas rápidas.
Fonte
Como saber com quem fechar negócio?
- Ter recomendações e indicações
- Olhar atento ao Linkedin
- Tenha em mente quem está do lado dos tomadores de decisão da empresa
- Entrar em contato com a empresa e pedir o e-mail da pessoa responsável da área que você deseja
Como ter uma abordagem certeira?
- Esteja atento em momentos de concorrência. Muita vezes, em um período de fechamento de contrato, as empresas podem procurar novos parceiros e é nesse momento que você deve apresentar a sua startup.
- Conheça o público dessa empresa, acompanhe como ele engaje, quais crenças ele tem e como a sua startup pode agregar valor para a empresa.
- Conheça quem você irá fechar negócio. Se atente por qual canal de comunicação ela gosta de conversar, como elas se comportam, se elas gostam de ser elogiadas ou preferem alguém que questione e tenha raciocínio.
Coloque em prática:
Modelo de e-mail para contato
- Apresentação pessoal mais concisa.
- Apresentação da sua empresa ou marca.
- Mostrar que acompanha a empresa que está entrando em contato – mencione campanhas prévias e o que gostou nelas.
” O produto de vocês me impactou ou impacta a sociedade de tal forma e seria um prazer trabalhar com vocês…”
- Mostre quais soluções você vai sanar para a empresa e quais resultados você espera MAS não entregue tudo. Mostre públicos em comum.
- Não fale de valores, apenas indique que está aberto para uma reunião e deixe um outro contato além do e-mail
Abordagem Inbound
Consiste em atrair o cliente ideal, por exemplo, por meio de pesquisas na internet. É um caminho que leva tempo, pois é necessário construir uma trajetória.
Geralmente, essa trajetória é feita através de conteúdo de qualidade e relevante para o cliente, ele visita alguma página tornando-se um lead. Nesse aspecto, você terá que nutrir esse lead para que ele se interesse por você e você o convença de que é a melhor opção.
Indicações de leitura: Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie
“Partindo do princípio de que é preciso se interessar genuinamente por aqueles com quem interagimos, ele mudou a vida de milhões de pessoas, fazendo-as se sentirem mais seguras, abertas e confiantes em seus encontros sociais e profissionais.
Com saborosas histórias, exemplos práticos e ótimos conselhos, esta é uma leitura prazerosa e fundamental para quem deseja criar bons vínculos, se tornar mais persuasivo, deixar uma marca positiva e inspirar os outros com energia e gentileza.” – Via Amazon.
Conclusão
As abordagens Inbound e Outbound são duas metodologias que podem ser utilizadas para a aquisição de contatos. No método inbound a atração se dá por meio de conteúdos relevantes para o público que quer captar a atenção. Já na abordagem outbound são prospectados e abordados ativamente pela empresa, podendo chegar em executivos de grandes empresas.
Apesar de possuem características específicas e necessitam de uma abordagem distinta, nenhum é melhor do que o outro. Isso vai depender de uma análise para verificar o que faz sentido para o seu negócio, se é trabalhar só com um deles ou até os dois juntos.
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