Sabemos que a jornada para construir um plano de valor para o seu negócio é um processo árduo, contínuo e mutável. Por isso, vamos dar algumas dicas de como começar essa estruturação. Fique ligado!
Um pouco de contexto…
Negócios de diferentes portes, desde os mais consolidados até startups early-stage, encontram dificuldades não só em formular uma persona e um público alvo, como também em aplicar estratégias as quais têm esse cliente como foco.
Na tentativa de concretizar esse cliente ideal e trazer ele para realidade com problemas e prospecções concretas, a empresa tem dificuldade em estruturar, sistematizar e evoluir as estratégias pensadas. Isso porque falta um planejamento decodificando tais estratégias.
Tendo em vista esse contexto, vamos mostrar como fazer uma jornada de planejamento para construir um plano de valor para o seu negócio, expondo como fragmentar a estratégia de comunicação e transformação digital em passos simples e aplicáveis a qualquer escalabilidade de negócio.
A Jornada do Planejamento
- 4 pilares de estruturação de um negócio – estrutura organizacional voltada para inovação e transformação
- Modelo Double Diamond – Como planejar o que quiser
- Desmembrando o modelo Double Diamond – exploring & framing; ideation & planning
- Mapeando a Jornada – Agora é com você
- Marketing de comunidade – Como aplicar essa estratégia em sua empresa
No post de hoje, vamos nos aprofundar nos 4 pilares para a estruturação organizacional do negócio voltada para a inovação e transformação.
Os 4 pilares de estruturação de um negócio
Muitos negócios começam com uma ideia inicial que se não for pensada e analisada pode ficar apenas no campo das ideias e não se transpor para o campo do real. Isso porque muitas vezes falta uma estruturação não só da ideia quanto do mercado e do cliente para entender a viabilidade do negócio.
Quando falamos em estruturar um negócio temos que ter em vista, certa organização voltada para inovação e transformação. Inovar para sair de algo simples e previsível e transformar para impactar a vida do seu cliente.
Para fazer isso, analisamos desde as ideias mais subjetivas até a parte mais concreta, ou seja, a hora que você coloca a mão na massa em si. Então, começaremos com esses 4 pilares:
Primeiro Pilar: Experiência
Aqui você vai alinhar as expectativas do seu cliente ideal, pensando no que ele valoriza, quais os seus valores e limites e como isso pode ser um aliado ao seu negócio. Além disso, vale pensar quais mudanças de comportamento social você tem observado e como você pode gerar valor a partir disso.
Um olhar atento ao social te oferece múltiplas respostas para o seu negócio. Isso porque você consegue fazer a personalização da experiência do seu cliente, visando um relacionamento contínuo.
E como realizar a personalização da experiência?
- Valores
- Crenças
- Limites
- Comportamento social
- Gostos
- Preferências
Segundo Pilar: Cultura
Pensar como os seus clientes e funcionários se relacionam com as tecnologias nessa nova era digital (mindset digital). Eles a utilizam diariamente, como utilizam, o que acessam. Lembrar que o ser social não está desvinculado do seu negócio porque entender a sociedade e as suas problemáticas é entender não só se o seu negócio será aceito nela, como também como ele será aceito.
Esse ser social cria imagens de tudo e sobre todos, essas imagens são impressões que variam de indivíduo para indivíduo, a questão aqui é você direcionar qual imagem predominante terão da sua empresa. Além disso, pensar como cada integrante da sua equipe pode contribuir para a empresa, quais talentos ele tem e como você pode transformá-lo em um agente de transformação.
Terceiro Pilar: Processos
Esse é um pilar múltiplo e vai depender do seu negócio. Além disso, você não deve se limitar em pensar na sua empresa como está hoje, pense em planos no futuro. Por exemplo, se você hoje tem uma startup, pense em como, depois que a sua oferta for validada, você pode automatizar um processo.
Assim, quando a sua empresa estiver crescendo e você precise contratar alguém, a delegação de tarefas seja um processo simples.
Assim, tenha sempre esses pontos em mente:
- Reorientação de visão
- Agilidade em cada etapa
- Inovação sistemática
- Priorização de iniciativas
- Cultura data-driven , ou seja, utilização de dados para tomadas de decisões estratégicas
- Eficiência operacional
- União do digital e do físico
Quarto Pilar: Oferta
Uma startup, geralmente, começa com uma fonte de receita. Após a sua validação, deve ser pensada como pode ser escalonada. Para esse processo é necessário que tenha em mente o financiamento requerido, a tecnologia usufruída e também as possibilidades de parceria. Tudo isso pensando em sempre conseguir novas fontes de receita e aumentar o ticket médio. Ao fim, a sua oferta precisa ter um valor percebido pelo seu cliente.
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