O ser humano sempre contou histórias, sejam elas contadas ou escritas.
A prática de contar histórias é conhecida como Storytelling é essencial no ambiente de trabalho e estudos, por permitir convencer determinado cliente em relação à determinada ideia e/ou produto e, até mesmo, para se destacar em processos seletivos como entrevistas de empregos.
Qual a importância de saber contar a sua história?
Com a utilização das técnicas e ferramentas do Storytelling, você vai descobrir o poder de uma história bem contada, como ela pode nos envolver e nos colocar em uma posição de maior encantamento, empatia e convencimento em relação ao que nos é apresentado.
Envolver é um ponto chave para convencer investidores, afinal somos seres contadores e ouvintes de histórias há muitas gerações.
O que é o Storytelling?
O Storytelling é o uso das palavras para contar histórias de uma forma interessante, envolvendo e persuadindo o ouvinte. E por que utilizar desta técnica em apresentações a investidores? Em meio a tantas histórias e ideias que passam “pela mesa” dessas pessoas na rotina do dia a dia, é importante ter uma história que se destaque, que não seja apenas mais uma em meio a tantas outras, e assim fazer com que aquelas pessoas se lembrem de você, pela forma envolvente que levou sua ideia/produto até eles.
Como construir um bom Storytelling?
A construção de um bom storytelling pode mudar 100% da visão e das impressões que quem o ouve. Este envolve conhecer o público a que se destina aquela apresentação, adequar suas palavras aos ouvintes.
A história deve ter um começo interessante, um bom encaminhamento das ideias e um final feliz. Além desses pontos, a linguagem corporal do narrador, envolvendo uma boa postura, a fala com clareza e calma são pontos elementares na construção de um bom storytelling.
E para consolidar de forma efetiva toda essa construção, há um ponto muito importante: a prática, dominar o seu discurso, a qual pode ser conquistada com muito treino (vale até treinar em frente ao espelho).
E para as pessoas introvertidas, como fazer um Storytelling impactante?
As pessoas tímidas também podem se destacar como bons contadores de histórias, e dentre suas dicas, há a indicação do livro Quiet, livro da autora Susan Cain (cujo título em português é O Poder dos Quietos – Como os Tímidos e Introvertidos Podem Mudar um Mundo Que Não Para de Falar).
E nada melhor do que histórias em que quem conta a tenha vivenciado, e isso é o caso de Susan, que já teve pavor de falar em público e hoje, além de palestrar em importantes companhias, já apresentou um TED com mais de 23 milhões de visualizações.
Case de sucesso do Storytelling – Airbnb
A ideia de não ter um lugar físico de pertencimento é muito bem explorada pela empresa Airbnb nessa propaganda que utiliza a ferramenta do Storytelling,
A mobilidade e a experiência das pessoas explorarem, mesmo que poucos dias, a vida cotidiana em qualquer lugar do mundo é a grande proposta de valor da empresa. Para aqueles cansados do ambiente extremamente turístico e redes de hotelaria excessivamente cara.
O storytelling escolhido pela AirBnB, na verdade, são várias cenas cotidianas da vida de seus anfitriões para que os viajantes possam imaginar quais as experiências e sensações poderão experimentar nos mais diversos locais do planeta, de modo a estabelecer uma conexão empática com seu público.
E por que aprender as ferramentas relacionadas ao Storytelling é importante para os Hackers do Hackmed que desejem inovar na área da saúde?
Com o Hackmed, você vai ser capaz de se desenvolver e aprender a contar a sua história. Lembre-se: a sua história é única e nunca pode ser tirada de você. Saiba como encantar seu público contando a sua história de uma forma encantadora e convincente.
Junte-se a nós e venha impactar positivamente o sistema de saúde do país.
Afinal, #somostodospacientes
Uma resposta
Legal