O que é o Business Model Canvas?
O Business Model Canvas code ser definido como: “uma linguagem compartilhada para descrever, visualizar, acessar e modificar modelos de negócio”.
O que é o Modelo de Negócio?
Já o Modelo de Negócio “descreve o racional pelo qual uma organização cria, entrega e captura valor.”
O Modelo de Negócios é a forma de implementação do seu planejamento estratégico auxiliado utilizando diversas ferramentas e metodologias como por exemplo o Business Model Canvas (BMC).
Como podemos inovar na construção do nosso Modelo de Negócio?
Nesse caso, deve-se pensar na construção de um Modelo de Negócios Inovador, ou seja, um que proponha um forma rentável e, provavelmente, mais eficiente de entregar valor em comparação aos serviços que existiam anteriormente. É olhar para o problema com uma visão mais empática e inserida no problema com o objetivo de enxergar oportunidades e possibilidades de auxiliar o usuário reinventando e dinamizando o mercado.
E como esses conceitos se aplicam na área da saúde?
No setor da saúde, os profissionais devem procurar entender e dominar esses conceitos a fim de criar experiências e serviços mais completos e que sejam capazes de criar mais valor para o usuário final e, ao mesmo tempo, diminuindo os riscos associados.
Visão Geral do BMC:
Fonte: https://socialgoodbrasil.org.br/2017/02/21/canvas-do-modelo-de-negocio-business-model-canvas/
Divisões do BMC:
▪︎ Para quem?
No modelo Business Model Canvas, o segmento “para quem” está na parte direita, em alusão à parte direita do cérebro responsável pelas emoções. Assim, o lado direito do Business Model Canvas está diretamente relacionado ao valor do produto.
Subdivisões:
a) Segmentos de clientes: qual é seu perfil de cliente ideal, para quem você pretende criar e entregar valor?
b) Canal de comunicação: como você vai entregar seu produto?
c) Relacionamento com o cliente: como garantir a satisfação e, consequentemente, a fidelização do seu cliente? Qual tipo de relação os clientes esperam?
▪︎ O que?
Responsável pelo detalhamento da proposta de valor do produto ou serviço. Centralizado no Business Model Canvas, uma vez que está relacionado tanto ao lado esquerdo (eficiência) quanto ao direito (valor) do Canvas.
A proposta de valor justifica a escolha do seu cliente pela sua empresa em detrimento de outras do mesmo ramo. É o que você vai promover a sua diferenciação no mercado.
Nesse segmento, as seguintes perguntas que devem ser feitas são:
1) Qual a dor (necessidade) que você está tentando solucionar?
2) Quais serviços e produtos geram valor ao seu cliente e vão tentar amenizar a dor dele?
▪︎ Como?
Nesse segmento, devemos responder à pergunta: como seu produto ou serviço será executado?
Localiza-se na parte esquerda do quadro do Canvas e está relacionado à eficiência, em alusão ao lado esquerdo do cérebro responsável pela lógica.
Subdivisões:
a) Recursos-chave: ambiente, funcionários, ecossistema etc.
b) Atividades-chave: tudo que a empresa precisa fazer para oferecer sua proposta de valor (vendas, capacitação da equipe, etc).
c) Parcerias-chave: movimentação econômica da empresa, penetração no mercado.
▪︎ Quanto?
Localizada no quadro do Canvas entre a eficiência (lógica) e o valor (emoções).
Subdivisões:
a) Estrutura de Custo: tudo que interfere diretamente no valor do seu produto é o custo.
b) Fontes de receita: como seu produto é vendido (aluguéis, produto único, taxas de serviço, projetos, eventos, entre outros).
Referências:
1. Business Model Generation: Inovação em modelos de negócios. Alexander Osterwalder e Yves Pigneur.
2. Value Proposition Designer Canvas. Alexander Osterwalder.
3. Livros e ferramentas da Strategyzer.
4. O Analista de Modelos de Negócios – Canvas da Proposta de Valor.
Recomendações:
1. Business Model ToolBox.