Afinal, o que é o Investimento Anjo?
Como já abordamos em outros artigos do Blog Hackmed, o investimento-anjo é a primeira rodada de investimentos de uma startup e tem como objetivo a testagem da tese do negócio, montagem do time capaz de executar e desenvolver a ideia. Então, ao focar na fase preliminar de crescimento de uma startup, é preciso de investidores que topam arriscar, com a possibilidade de ganhar muitas vezes o capital investido.
Normalmente, o investidor-anjo é um empresário ou empreendedor bem-sucedido e com experiência no mercado, que está investindo parte de seu patrimônio em novas empresas. A lógica por trás do investidor anjo é de realizar um investimento de montante relativamente baixo (se comparado com outras fontes de investimento) e buscar aumentar as chances de sucesso do investimento atuando de maneira mais ativa na startup investida, aplicando sua experiência e suas redes de contato para potencializar o investimento.
Quando falamos em investimento anjo, alguns questionamentos frequentes costumam surgir. Neste post vamos responder alguns deles. Não perca!
Quanto capital eu posso/devo investir?
O valor do capital financeiro para investir em startups pode variar de acordo com a idade e possibilidades de investimento além do nível de conforto pessoal em relação a um investimento de alto risco.
Quando se fala em alocar os seus ativos, o ideal é que o investimento em startups seja de 5 a 10% do total do seu capital investido, uma vez que se trata de um investimento de altíssimo risco.
Nesse sentido, há a possibilidade de perda do capital investido. Todo investidor anjo em potencial deve estar preparado para essa possibilidade, uma vez que o contexto de startups é, por definição, permeado por incertezas e mudanças.
Logo, é indicado que os outros 90 a 95% do capital devem estar, preferencialmente, alocados em outros investimentos.
Aqui, a palavra chave é DIVERSIFICAÇÃO.
Dica de ouro: Pense em quanto você está disposto a perder
Pense em quanto você está disposto a perder: se você perder tudo, isso não deve comprometer a sua vida financeira.
Caso lhe comprometa, é um indicativo de que você está investindo mais do que deveria nesse tipo
de ativo. Então, reduza esse investimento.
É hora de pensar em outras formas de gerar receita e formar patrimônio: renda fixa ou renda variável de acordo com o seu perfil de investidor.
Retorno do Investimento
Sabemos que no investimento anjo nem tudo são flores, mas nem tudo são espinhos…
Apesar do altíssimo risco, quando falamos em investimento em startups, a possibilidade de um bom retorno a longo prazo é alta. Isso torna esse tipo de investimento bastante atrativo e em crescente ascensão e expansão.
Apesar do trabalho envolver mentorias e acompanhamento pessoal aos empreendedores, o investidor anjo tem uma participação minoritária no negócio, não deve ser considerado sócio e, na maioria das vezes, não ocupa uma posição executiva na startup. Mas a atividade não é filantrópica: o retorno financeiro de um investimento neste modelo costuma ser muito maior do que o capital investido ou de qualquer outro ativo disponível no mercado financeiro.
Visão de longo prazo
Uma startup, na fase de early stage, leva de 7 a 10 anos para se consolidar em uma empresa
robusta e lucrativa.
Nesse ponto, é possível para o investidor anjo reaver o dinheiro investido anteriormente. Relembrando, quanto antes o investimento na startup maior risco, porém o maior potencial de retorno a longo prazo caso a ideia da startup de fato se concretize.
O investimento anjo dentro do ecossistema Hackmed
Você já conhece a nossa qualidade na formação dos melhores empreendedores na área de saúde. Venha conhecer nosso time com os melhores investidores anjo da área da saúde.
Sabemos que para criar um ecossistema de empreendedorismo e inovação completo, precisamos reunir os melhores empreendedores em saúde com os melhores investidores do setor. Assim nasce o veículo de investimento Hackmed Invest.
Quer saber mais sobre investimentos em startups early stage e como se tornar um investidor anjo de sucesso?
Inscreva-se GRATUITAMENTE no Hackmed Investment Talks: a segunda edição do nosso evento presencial sobre Venture Capital e investimento-anjo.
Garanta já a sua vaga: